Pular para o conteúdo principal

Monster James


Segunda noite do Metallica em Buenos Aires. Como fã babaca, minhas previsões eram as piores possíveis , do tipo: "segunda noite eles vão estar detonados e vai ser uma merda". Nada. Metallica é a maior banda do mundo e não chegaram onde estão fazendo shows meia boca.

Cinco minutos depois de entrar no estádio as luzes se apagaram. Começou a tocar o tema Ecstasy of Gold, de Enio Morricone, do filme The Good, The Bad n the Ugly. Essa musiquinha é a introdução de todos os shows do Metallica já há um bom tempo. Quem sabia disso começou a correr pra frente do palco. Quem não sabia, se fudeu.

O show foi a coisa mais foda que eu já vi. Depois de umas três ou quatro músicas o James Hetfield pediu desculpas pelo furo de sei lá quantos anos atrás e disse que não vieram porque "não era a hora certa." Então mandou "do you want it heavy...Metallica gives you heavy". E eles mandaram heavy.

O som tava perfeito. Kirk Hammet trocava de guitarra sempre que possível. Quase no final ele usou uma guita que deixou todos de cara, não só os guitar nerds. Era uma Teuffel Bird Fish. Uma guitarra alemã super hightech. Quem for guitar nerd tem que sacar o site dessa parada. Mas, no show, até as minas ficaram de cara, que devia ser bem o que ele queria mesmo.

Nunca fui de criticar o Robert Trujillo, que pra mim é o melhor baixista, mas, perto dos dois guitarras, que são caras que já estão na maior banda do mundo há quase 20 anos (no metallica há mais que isso, mas o metallica não foi a maior banda desde sempre), ele é menino. No show do Metallica o olho do público vai principalmente para o James, depois pro Kirk, só então você percebe o Robert lá. Ele fez uma graça em Sick n Destroy, um malabarismo, mas vai ter que passar mais um tempo tocando pra públicos de mais de 50 mil pessoas pra pegar a manha dos caras.

O show do Metallica, resumindo, é The James Hetfield Show. Ele é foda. Tem uma plataforma acima do palco que só ele usa em momentos isolados do show, mas, mesmo no palco normal, ele domina absoluto. Metallica gives you heavy.

O único indício de que os caras tão velhinhos é a ordem malandra do set list. Introduções no playback cada vez maiores como a de Battery e algumas outras. A pirotecnia agora não é mais no palco, mas é do caralho aquelas porras explodindo pelo estádio. Você sente o calor das chamas.

Dois dias depois (domingo) teve show em Cordoba. Queria ter ido. Todo mundo que tava nesse show também queria e foi quem podia. Uma coisa boa de ver show em país estrangeiro é que você pode ficar gritando merda que ninguém te entende mesmo. James: "We want you go home satisfied". Eu: "ah, então chupa aqui."

Away

Comentários

Mr. Sweet disse…
"Ah então chupa aqui"... vou lembrar dessas palavras quando estiver no Big 4... Putz... deu vontade de ir só lendo essa parada... fiquei emocionado... nunca vi o Metallica ao vivo :(