Pular para o conteúdo principal

Chef das Cabeças: Risotto de Qualquer Coisa


Mais uma vez é hora de auxiliar nossos amigos brogueiros na sua vida cotidiana. Faz uns 3 ou 4 meses que eu tô morando sozinho, a casa não é uma zona completa e imunda porque afinal de contas, as vezes mulheres vêm aqui e ela tem que estar apresentável, principalmente quando meu anjinho resolve aparecer. Tá certo que eu não limpo porra nenhuma, isso quem faz é a moça que vem aqui toda semana, mas as vezes a fome aperta e temos que usar o que temos a mão para matar aquilo que nos mata, não é mesmo?! Foi assim que eu descobri que é possível fazer risotto de qualquer coisa comestível, qualquer coisa mesmo, até danoninho ou qualquer porcaria que você tenha na geladeira (tá certo que o gosto pode não agradar, mas eu não disse que ia de qualquer maneira).

Bem, antes de mais nada, só sei fazer essa receita com aqueles tipos de arrozes próprios para risotto (arbóreo, carnaróli ou vialone nano), mas acredito que dá pra fazer com qualquer um, é só deixar ele "al dente" (pra quem é tosco e não sabe o significado da expressão, significa, em bom cabecês: meia bomba).

Ingredientes:
  • Arroz de risotto (ou qualquer outro que você tiver a mão), umas duas xícaras daquelas grande de café devem ser o suficiente para 2 ou 3 pessoas se você não comer feito um monstro;
  • Um punhado de cebola fatiada;
  • Um dente de alho;
  • Um pouco de azeite;
  • Uma taça de vinho branco (não, Canção não vale, nem os similares, só se for pra você beber enquanto cozinha);
  • Um (ou dois) ingrediente(s) chave: aqui vale o que tiver na geladeira, queijo, mortadela, calabresa, champignon, palmito, atum, batata, carne seca, enfim, já fiz risotto até de salsicha sadia!!
  • Sal, pimenta do reino e qualquer especiaria que você tenha familiaridade (se não tiver com nenhuma vá só de sal e pimenta mesmo) a gosto.

Bem, é simples, primeiro, pegue uma panela grande e uma frigideira também grande, acenda o fogo da frigideira e coloque um pouco de azeite, o suficiente para formar uma fina camada na frigideira, bem fina mesmo!! Coloque a cebola e quando você perceber que ela tá começando a queimar (tem um cheiro característico, tenho certeza que vai perceber meu caro leitor) adicione o alho e vá colocando os ingredientes restantes. Ao mesmo tempo que vai fazendo isso, acenda o fogo da panela, coloque um fio de azeite (isso, um fio mesmo), coloque o arroz e vá adicionando água aos poucos para ele não queimar, mas não deixe ele ficar boiando na água.

Enquanto isso, na frigideira, mexa os ingredientes até achar que tá tudo bom, adicione sal e pimenta do reino a gosto e vá experimentando pra não fazer cagada, dá pra colocar mais coisa tipo ervas finas ou um tempero suave desse tipo, mas faça isso apenas se tiver confiança na cozinha. Depois de pronto misture ao arroz (que já deve estar meia bomba nesse ponto) e adicione o vinho (pode adicionar quando desligar o fogo se quiser que o gosto dele fique mais presente) e voilá, está pronto seu risotto de qualquer coisa.

Se estiver fazendo isso pra alguma pessoa em especial (e nesse caso eu aconselho que você não use salsicha ou qualquer ingrediente infantil no preparo) e quiser impressionar, acenda um incenso, deixe o ambiente somente a luz de velas e compre um bom vinho (escolha um argentino ou chileno, são o melhor custo benefício, só não vai comprar um vinho de 10 pila né seu mão de vaca).

Por hoje é só, até a próxima dica de culinária dos cabeças!!

Comentários

mohammed disse…
Al dente em cabeces é "meia bomba". Termo introduzido pelo Away no show do Black Label Society em 2008.
Mr. Sweet disse…
Ah, só, vou corrigir... nem lembrava, falando nisso, tá sabendo que o BLS adiou o show pra Agosto? E aí, tu vai comigo e com o Away?
Away disse…
hmmmm
tipo sexta de noite, minha benga fica al dente
Mr. Sweet disse…
Quando eu bebo muito, fica total al dente!!