Pular para o conteúdo principal

Concurso Já!

Como todos os leitores do nosso blog sabem (por todos os leitores, digo, eu e o Away, já que são os únicos que ainda frequentam esse espaço virtual) não sou muito de falar em política, economia, sociologia ou qualquer dessas "ciências" sociais, mas recentemente, acho que por trabalhar no serviço público há 4 anos e meio, tenho me importado um pouco mais com essa vida que acontece dentro da nossa querida Matrix ("it's the world that has been pulled over your eyes to blind you from the truth" eita, dá pra fazer um post só dessa frase!). Desde o início do governo da presidente Dilma, 6 ministros caíram fora, e agora é o Ministro do orgão em que trabalho que é a bola da vez, claro que, assim como os outros ele vai afirmar que não tem o rabo preso e não há com o que se preocupar, até a situação se tornar totalmente insustentável e ele renunciar antes que seja mandado embora.

Mas porque eu estou falando tudo isso, simples, esse troço de Democracia não funciona. Uma velha máxima de uma das leis fundamentais da natureza, a química, já diz, "semelhante dissolve semelhante", trocando em miúdos, água e óleo não se misturam. Mas ainda assim, o que eu quero dizer com isso? Bem, como dar poder ao povo de eleger seus governantes, se o próprio povo não presta? É todo mundo tentando arranjar um jeitinho de ficar "pendurado" na Previdência Social ou mamar nas fartas tetas do Estado, "doutor, eu to sofrendo muito, não posso trabalhar!" é o que escuto todos os dias em meu trabalho. "Por que meu chefe não quer me mandar embora? Como eu faço para ele me mandar embora?", também é uma frase comum que escuto, pois o povo acha que multa de 40% do FGTS e Seguro Desemprego são direitos de todo o trabalhador, e deixar de receber isso é ilegal, ou seja, se você não está contente com seu emprego, seu chefe tem que te mandar embora!! Enfim, como é que um povo que se recusa a trabalhar, a produzir , pode votar em governantes que queiram o mesmo e não pensem somente em seu interesse pessoal?

Agora veja o exemplo do Serviço Público? Desde a Constituição de 88, as pessoas que trabalham para o Governo precisam prestar Concurso de Provas e/ou Títulos para ingressar em uma carreira e fazer jus ao salário. Desde então, a qualidade do serviço melhorou absurdamente, se a carreira é de prestígio (tem um salário bom e exige alto nível técnico) então, o serviço é de primeiro mundo, basta analisar órgãos como a Receita Federal do Brasil, o Tribunal de Contas da União, entre outros.

Com isso em mente eu penso, por que diabos não fazemos concurso pra Presidente da República, Governador, Prefeito, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores, Senadores e todos os cargos eletivos existentes? Uma coisa é fato, o Judiciário é o poder que melhor funciona no governo, e seu principal cargo é preenchido por concurso público e se for pensar que o principal órgão do Judiciário é o mais corrupto (o STF) é fácil entender, pois seus ministros não são juízes de carreira, hahahahaha, mais uma vez, semelhante dissolve semelhante. O que corrobora ainda mais minha teoria.

Agora já imaginou, você fazendo uma prova pra Senador, onde a principal nota fosse na prova de Ética (que poderia ser uma prova escrita, oral e análise psicológica feita por profissionais da área de psicologia, psiquiatria, sociologia, antropologia e outras áreas sociais que estudam o comportamento humano), não ia ter um desses vagabundos fazendo merda aí a torta e a direita! Lógico que algumas coisas teriam que ser diferentes, a cada mandato um concurso e por aí em diante, sei lá, as regras poderiam ser as mais variadas possíveis, o importante era acabar com essa putaria generalizada.

Agora o problema ia ser o Legislativo fazendo greve para aumento de salário que nem a Polícia Civil do DF (acabei de ler o post do Metal), enfim, nem toda solução para um problema é perfeita, o importante é melhorar o que tá um lixo, não é mesmo?

Anyway, só uma divagação de alguém que tá com um tempo livre...

Comentários

Mohammed disse…
Para de ficar me tiranu, manu...
Democracia nada... só a chinesa.
Mr. Sweet disse…
E quem disse que tirania é ruim? Já parou pra pensar, entre um tirano que realmente se importe com o povo e a merda que a gente tem agora, qual você escolheria se tivesse a opção?
Mr. Sweet disse…
Como eu disse, é só uma divagação, ia corrigir alguns problemas e gerar outros, o importante era colocar numa balança e ver o que seria menos pior...