Pular para o conteúdo principal

Underrated Album: The System Has Failed

Hoje resolvi iniciar mais uma seção no nosso querido blog: "Underrated Albums", a seção irá tratar de álbuns que, na humilde opinião desse que vos fala, são excelentes e não receberam o devido crédito.

Resolvi começar com um álbum que estou ouvindo quase inteiro durante o último mês, o incrível "The System Has Failed", lançado em 14 de setembro de 2004. O interessante de fazer um review de um álbum tão pouco conhecido por mim é que ao ler sobre a produção do mesmo fiquei impressionado com a quantidade de eventos que precederam e ocorreram durante sua concepção. Um desses eventos foi o fim do Megadeth, isso mesmo, de 2002 a 2004 o Megadeth não existiu (eu não sabia disso!!), Mustaine havia tido um problema no pulso da mão esquerda e teve que reaprender a tocar guitarra. Após isso ele resolveu que não iria mais fazer discos do Megadeth e iria se concentrar em uma carreira solo. Obrigações contratuais com a EMI Européia fizeram que esse álbum fantástico acontecesse e que o Megadeth voltasse a ativa.

Bem, chega de enrrolação e vamos falar das músicas e do álbum, afinal de contas, essa seção foi feita para isso!

The System Has Failed é o primeiro álbum de estúdio do Megadeth onde apenas Dave Mustaine permanece da formação original (é, ele É o Megadeth), Ellefson, Friedman e Menza foram convidados, os dois primeiros recusaram e Menza, apesar de ter ensaiado com a banda, foi demitido, pois não estava a altura (segundo Mustaine, ele "não estava preparado para ir em turnê com a banda"). O álbum é o décimo da banda e foi feito com a colaboração dos músicos de estúdio Chris Poland (ex-Megadeth que não se juntou a banda, foi contratado apenas para gravação) - guitarra, Vinnie Colaiuta - bateria e Jimmie Lee Sloas - baixo. Nenhum dos contratados saiu em turnê com a banda.

O disco possui três singles: "Die Dead Enough", "Of Mice and Men" e "The Scorpion", dos três, apenas "The Scorpion" não possui videoclipe. No total são 12 músicas bem distribuídas e coesas, com toques da genialidade de Mustaine. Abaixo o tracklist:

1 - Blackmail the Universe;
2 - Die Dead Enough - música com uma pegada grudenta, daquelas que você ouve e fica cantando o dia todo;
3 - Kick the Chair - podia bem se chamar "The System Has Failed", é uma música excente, típica do Megadeth, com uma batida rápida e forte, uma das melhores músicas do álbum;
4 - The Scorpion - outra música grudenta, de ficar na cabeça, começa e termina com notícias de rádio, música fantástica;
5 - Tears in a Vial;
6 - I Know Jack - não é bem uma música;
7 - Back in the Day - talvez a pior música do disco, o que não quer dizer muita coisa, já que todas as músicas são boas;
8 - Something that I'm Not - é difícil saber se a música é dedicada a Marty Friedman, Lars Ulrich ou o produtor do disco Risk, enfim, é uma música cheia de ódio e simplesmente fantástica, atualmente é minha favorita, ouça com atenção;
9 - Truth be Told;
10 - Of Mice and Men - praticamente uma música autobiográfica, conta a história de Dave da infância a vida adulta, uma obra prima, provavelmente estaria na minha lista das 10 melhores músicas do Megadeth de todos os tempos;
11 - Shadow of Deth - começa muito bem e acaba de repente, parece uma música experimental misturada com Dawn Patrol;
12 - My Kingdom.

Em resumo, Mustaine acertou muito na mão ao chamar os músicos de estúdio para um álbum memorável, pena que os shows não foram lá essas coisas, pois os músicos escolhidos para turnê não eram tão bons assim... Abaixo o clipe de "Of Mice and Men" só pra dar uma idéia da qualidade do álbum.


Comentários

Away disse…
kkkkkkkkk... patrocinado pela ESP e a Jackson aparece umas 6x mais. Tava na cara q esse contrato não iria durar.
mohammed disse…
Vou até escutar essa bosta de novo pra ver se é bom assim....rs
Mr. Sweet disse…
Para os "Hard Metal Old School só gosto de velharia" que só escutam até o Rust in Peace e acham todo resto uma merda eu não recomendo, não vão gostar (aliás, esse tipo de pessoa não gosta de nada que tenha saído depois de 1989, ficaram parados no tempo)...
PS: aguardem meu review do Reload (com a mesma observação acima).
Mohammed disse…
Que isso, jovem.... Eu gostei do novo pacas. Ah, vc escreve sobre o reload, eu o load e o awey o st anger.
Mr. Sweet disse…
Mas Metal, vai dizer que não é verdade? Você já passeou nos fóruns do site Whiplash? Só tem "metaleiro old school extreme" que não gosta de nada que saiu depois de 89... eu não tava falando de você especificamente, mas da galera que eu vejo reclamar toda vez que o Metallica ou Megadeth lançam algum álbum... Enche o saco, pq esse tipo de pessoa não se tranca no seu quarto e finge ser 1989 pra sempre?
Away disse…
ah...pq eu tenho q trabalhar...se não eu fazia isso...fingia q é 94
Mr. Sweet disse…
94, bom ano!!