Pular para o conteúdo principal

Rock in Rio V: 22/09/2013 - Segundo dia do Metal - The Trooper Beer

Como bom metaleiro mela cueca que eu sou não podia ir ao Rock in Rio 2013 e somente prestigiar o Metallica, eu tinha que estar também no Iron Maiden, não é mesmo? E com as mesmas companhias do dia 19 fui pra Cidade do Rock (meio cansado) curtir o fechamento do festival em grande estilo.

Chegamos mais tarde do que da primeira vez, eu não estava muito com vontade de ver o que rolava no palco Sunset, afinal de contas o tr00 da galera é o Metal e ele que ia gostar de ver Krisium. O Angra eu já tinha visto no show do Kiss em Sampa e não ia perder meu tempo com eles de novo. Meu amigo queria ver o Sepultura com o Zé Ramalho, e tentamos chegar perto do palco já no final. Bem, foi aí que começaram nossos problemas, o público do dia 22, em sua maioria representada por moleques preguiçosos, se sentava onde tinha (e onde não tinha) espaço, o que dificultava muito caminhar pela arena. Chegamos lá e o Sepultura começou o show, percebemos de cara que o Zé Ramalho só ia entrar no final para uma palhinha, e foi isso que aconteceu, portanto não ficamos por lá, tava muito ruim com aquela multidão sentada ocupando um espaço absurdo.

Pouco depois, no palco Mundo ia começar o último dia, vaias a postos para o "Kiara Rocks" (que porra de nome de banda é esse? O tipo de nome que você põe na banda pra ser vaiado é claro!!) e eis que os caras foram mais espertos que o público e abriram com "Ace of Spades" do Motorhead. Talvez se o Carlinhos Brown tivesse feito isso não tivesse se fudido em 2001 (Há!). Ganharam o público... depois disso tocaram umas músicas deles e emendaram com alguns covers pra fechar bem o show. Na hora não vi, mas fiquei sabendo depois que eles levaram convidados ao palco, inclusive Paul Di'ano que era do Iron nos primórdios.

Depois disso veio o Slayer. O show não foi legal, o público parecia em sua maioria de adolescentes e o Slayer era simplesmente muito pesado para eles. Eu estava cansado e resolvi sentar um pouco, mas não durou muito pois a minha espera por "Seasons in the Abyss" que havia começado em 2010 no Sonisphere Festival finalmente veio ao fim, foi divertidíssimo cantar junto com Araya, que estava mais gordo que de costume e parecia um enorme sapo-boi.

Falando em Araya ele era só felicidade, ficou sorrindo o show inteiro, "having the time of his life", pouco depois o telão começou a exibir imagens e momentos de Hanneman com o símbolo da Heineken alterado no fundo do palco e os dizeres "Still Reigning". Fiquei emocionado enquanto desfilavam os clássicos de ouro do Slayer ("South of Heaven", "Raining Blood" e "Angel of Death") e levavam a multidão a loucura completa, de todos os shows que eu vi do Slayer esse foi, provavelmente, o melhor.

Resolvemos nos aproximar do palco para preparar para o show do Iron. Esqueçam tudo que eu disse sobre a educação do público no primeiro dia, ela foi totalmente embora. Pessoas passando mal tentando sair da frente e um monte de moleque que se sentou assim que acabou o show do Slayer, dá pra imaginar o caos, espaços antes ocupados por uma pessoa em pé estavam com pessoas sentadas (que ocupam o espaço de duas ou até três pessoas em pé) enquanto uma multidão tenta sair da frente do palco. Isso foi ainda mais catastrófico ao final do show do Avenged Sevenfold, quase dando briga ou pessoas mijando em cima de pessoas sentadas. Bando de moleque preguiçoso e folgado!!

O show do Avenged começou e preciso dizer que os moleques me impressionaram positivamente. Tá certo que do setlist eu só conhecia "Hail to the King", mas foi muito boa a apresentação deles e o público pulou o show inteiro (diferentemente do que foi veiculado erroneamente no Whiplash). A molecada curte mesmo os carinhas que são meio emos. O vocalista só quer ser o Corey Taylor (Slipknot e Stone Sour), o guitarrista, o tal Synyster Gates, parece uma mina lésbica do tipo Zélia Duncan e o resto da banda não cheira nem fede, tirando o baterista que toca pra caralho!

O mais engraçado do show eram os adolescentes que ficavam gritando "Vai Synixxxter, vaaaaaaiiii", muito gay, parecia uma mina gozando, eu e minha namorada tr00 rimos muito disso. Engraçado que eu não vi nenhuma mina se derretendo por eles, só moleque (que deviam ser viadinhos, não é possível) mesmo.

O show terminou e aí veio o caos completo, minha mina brigou com um tiozão e eu vi a hora ela sentar a mão na fuça dele, tava todo mundo tenso e a molecada sentou como se tivesse tudo bem. O clima foi ficando cada vez mais pesado e eu tava vendo a hora dar merda, não sei o que aconteceu que algumas pessoas resolveram amenizar a situação e as coisas melhoraram.

Pra variar o Iron detonou como sempre, a meu ver não existe banda mais profissional no mundo, erra pouquíssimo e agita sempre. O revival da turnê do "Seventh Son of a Seventh Son" também é um prato cheio. Pra mim não foi o melhor show do Iron que já fui, até porque as melhores músicas daquela turnê eles tiraram ("Infinite Dreams", "Still Life", "Killers" e "Hallowed Be Thy Name", tudo bem, eu sei que eles já cansaram dela, mas eu não!).

Bruce estava visivelmente embriagado, mas isso não fez com que ele fizesse alguma merda, ele foi impecável como sempre e levou a multidão a loucura. O diretor de imagens devia ser fã do Iron, pois não filmava o Janick Gears nem com reza braba, mesmo quando ele estava solando, aliás, era engraçado ver o desespero dos câmeras procurando quem solava a cada música.

Ao meu lado o "Bluesão" (um figura aí que já foi objeto de posts no blog) curtia o show inteiro e minha namorada tr00 batia cabeça o tempo inteiro. No bis eu chorei quando tocaram "Aces High" e a minha favorita do setlist "The Evil That Men Do". Apesar de que não foi nenhuma surpresa, o Iron, diferente do Metallica, sempre toca o mesmo setlist em suas turnês e eu já sabia a sequência de músicas do show inteiro.

No finalzinho Mr. Dickson fez um jabá da cerveja "The Trooper" que muitos acharam forçado, se eu fosse ele tinha feito o mesmo, que fuleiragem, ficam dizendo que ele queimou o filme, me poupa né, como se a cerveja "The Trooper" que é produzida por uma pequena empresa na Inglaterra (e não tá dando conta do recado) fosse competir com a gigantesca Heineken pelo patrocínio do Rock in Rio, fala sério né.

Então é isso, show do Iron é sempre uma diversão a parte... Vejo vocês daqui umas semanas com uma surpresa especial!! Abraços e até o próximo show!!



Setlist:

  1. Moonchild
  2. Can I Play With Madness
  3. The Prisoner
  4. 2 Minutes to Midnight
  5. Afraid to Shoot Strangers
  6. The Trooper
  7. The Number of the Beast
  8. Phantom of the Opera
  9. Run to the Hills
  10. Wasted Years
  11. Seventh Son of a Seventh Son
  12. The Clairvoyant
  13. Fear of the Dark
  14. Iron Maiden
  15. Encore
  16. Aces High
  17. The Evil That Men Do
  18. Running Free (com direito a apresentação da banda e solo de bateria de Nicko McBrain)

Comentários